Redacao Encceja 2020

Redação Encceja 2020 – A prova Encceja é um dos exames mais concorridos do Brasil. Como a nota do Encceja os estudante podem obter o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental.

Mas para isso o aluno passará por uma prova de longa duração, bastante complexa. Na verdade, a prova irá conter as disciplinas daquele respectivo grau de ensino da qual o aluno pretende obter o diploma.

Além das questões que aprova abrange o aluno também precisará passar pela redação Encceja 2020. A redação é muito importante para o aluno obter uma boa pontuação. Quer saber mais sobre a redação, então acompanhe o artigo abaixo.

Encceja 2020

Como sabemos a prova Encceja se tornou uma das mais importantes do Brasil. O Encceja é organizada pelo Ministério da Educação(MEC) e significa Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

A prova foi criada em 2002 e desde então tem ajudado os estudantes a obterem o seu certificado de conclusão de ensino. Mas nem sempre foi assim, pois antes a prova era utilizada apenas como uma avaliação de ajuda para alunos faltantes de escolas publicas.

No decorrer dos tempos a prova se desenvolveu tanto, que hoje podemos dizer que ela é tão popular quanto o Enem em território nacional. A prova também aborda questões de múltipla escolha junto com uma redação, que é a parte do corpo da prova mais importante na hora de se obter a pontuação necessária.

Redação Encceja 2020

A redação Encceja 2020 acaba por ser uma das partes mais importantes da prova. Nela é possível obter uma boa pontuação e assim conseguir o certificado.

Na maioria das avaliações não tolerados que o aluno zere a redação, e com o Encceja não é diferente. Se o aluno conseguir a nota mínima exigida de 5 pontos na redação, o caminho para garantir o diploma será mais fácil.

Para se dar bem na redação o aluno precisa construir um texto bem escrevo na forma dissertativa argumentativa, sendo coerente nas palavras e evitando vícios linguísticos.

Durante a redação o aluno receberá uma folha de rascunho e ele poderá colocar as suas ideias. Depois será necessário passar todas as ideias do rascunho para a folha da redação localizada no cartão resposta.

O candidato precisará escrever no mínimo 30 linhas de texto, ou a redação poderá ser anulada.

Qual o tema da redação Encceja 2020

A prova do Encceja e a redação são inseparáveis quando se precisa de pontuação para conseguir obter o seu certificado Encceja. Lembrando que a nota da redação pode classificar ou não aluno, sendo fator importante para o aluno.

Geralmente os temas da redação não são divulgados antes da prova. O aluno só passa a saber do tema no momento em que recebe a prova. Mas não desanime pois certas ocasiões alguns temas abordados acabam sendo aqueles que são os principais assuntos da atualidade.

Desta forma é possível especular um possível tema da redação Encceja 2020 e assim realizar um bom processo de estudos e preparo.

Confira aqui sobre o tema da Redação Encceja:

Como estudar para a Redação Encceja 2020

Para estudar para a Redação Encceja 2020, será necessário praticar. A prática leva a perfeição, então busque se desenvolver lendo livros, jornais ou revistas, faça pesquisas na internet, leia artigos e noticias. Busque sempre se atualizar para obter o melhor resultado possível.

Outra dica importante, seria, buscar inspiração em temas que já foram abordados em provas anteriores do Encceja. Abaixo organizamos as listas de temas que já foram utilizados na prova.

Ensino Fundamental:

  • 2017 – A importância da vacinação para a saúde pública;
  • 2018 – Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira;
  • 2019 – Novas formas de consumo consciente.

Ensino Médio:

  • 2017 – A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil;
  • 2018 – Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador;
  • 2019 – A organização do tempo e o acesso às redes sociais.

 

Conheça um pouco sobre a Prova Encceja 2020

A prova do Encceja é um grande desafio para o estudante. Sendo longa e complexa, a prova carrega consigo cerca de 120 questões objetivas acompanhados da redação. As questões inseridas variam de acordo com o grau de escolaridade do candidato.

Para saber como funciona o Encceja 2020 é preciso entender como ela se divide. São dois periodos, o da manha, das 9h e 13h, onde o aluno têm 60 questões para resolver e o da tarde, das 15h30 até 20h30, onde o aluno tem mais 60 questões e a redação.

Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, que inclui também Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e redação;
  • Geografia e Historia.

Ensino Médio:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Confira mais:

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *